quinta-feira, 9 de julho de 2009

Como decorar o sotão

Como decorar o sotão
Sótãos, espaços tantas vezes deixados ao abandono, com um pouco de trabalho e muita imaginação, sem gastar muito dinheiro conseguimos transforma-los, em espaços acolhedores e de grande utilidade.

Normalmente são compostos de uma única divisão a toda a largura da habitação, podemos aproveitar essa vantagem e criar um espaço amplo de aspecto arejado, onde possamos desfrutar excelentes momentos de lazer.

Comece por pintar as paredes em tons claros, normalmente estes espaços não têm janelas, quanto muito, poderão ter uma única janela e de dimensão reduzida, para tal é preciso criar um ambiente claro e natural, poderá usar os tons pastel misturados com rosa e azul celeste.


No tecto, nas partes mais baixas, os chamados esconsos, convêm revesti-los com um material que proteja o ambiente da humidade no Inverno e do calor no verão, para isso pode utilizar a cortiça, existem no mercado grandes variedades de compostos deste material a diversos preços, são fáceis de manter e de longa duração.

Para o chão, poderá por uma alcatifa de pêlo raso, o mais simples possível, nada de desenhos, isso iria entrar em choque com a restante decoração, pode escolher a côr bege claro, ou da côr do mesmo material com que forrar os esconsos.

Os móveis devem transmitir um aspecto descontraído ao espaço, junto aos esconsos poderá colocar arcas ou mesas de verga, ou então de bambu, mas este é mais caro, e o objectivo é criar um espaço agradável com pouco dinheiro, devemos também colocar no máximo duas estantes, que podem ser tipo escada, adaptam-se mais facilmente ás paredes do sótão e são sempre úteis para arrumar livros e outros objectos, onde as parede forem mais altas colocar sofás revestidos de tecidos coloridos, convêm escolher uns que se adaptem ás suas necessidades, outra solução é reciclar aquelas camas antigas que acabaram esquecidas num canto do sótão, umas latas de tinta e alguma imaginação e o efeito pode ser espectacular, se forem de ferro poderá pintá-las de uma só cor, se forem de madeira comece por as pintar com uma base colorida espere que seque e de seguida aplique desenhos coloridos, pode escolher entre flores, barcos, bolas, riscas, e porque não animais, ou então fazer uma mistura de bolas e riscas, de flores e animais, que podem ser de tecido e colados à madeira, os mais habilidosos podem optar pela pintura, com um rolo de espuma forrado em tecido que não entre em choque com a pintura da cama caso seja de madeira, e algumas almofadas tem o sofá ideal, com a vantagem de ter mais uma cama na casa quando tem visitas. No centro pode colocar uma mesa redonda, que poderá ser uma camilha, que se veste com as cores dos sofás, ou uma mesa de madeira ou em verga pode também dispor duas ou três cadeiras de verga à sua volta, se optarmos pela camilha ou pela verga, no caso da madeira convém que o conjunto seja do mesmo material.

Nas paredes por cima dos sofás coloque espelhos de grande dimensão, devem ser a toda a largura do sofá, dá profundidade ao espaço, e reflecte a luz dando a sensação de claridade, atenção ás molduras quanto mais finas melhor, de preferência um espelho sem molduras.

Convém espalhar alguns tapetes de pequena dimensão que façam contraste com o revestimento do chão, mas tendo sempre em conta que não entrem em choque com a restante decoração, não esquecer que na escolha harmoniosa de cores e materiais reside o sucesso de qualquer decoração de interiores.

2 comentários:

  1. cirla vou morar em um ambiente tipo um sotao e muito bem vintilado quartos e salas sao pequeno revestido em madeira de forros estou querendo vernisar eas portas? que cor ficari bom ? meu sufa ecor de mel c tabaco istante branco e tabaco tapete areia c tabaco ,quarto branco e tabaco qero decorar como ? me ajude p favor

    ResponderEliminar
  2. Anónimo: aprenda a escrever português!

    Maria

    ResponderEliminar