terça-feira, 9 de junho de 2009

Como poupar espaço na sua casa

Como poupar espaço na sua casa
Em primeiro lugar, utilizar soluções de mobiliário flexíveis que sirvam vários propósitos.

Por exemplo, um sofá cama, uma mesa que sirva simultaneamente de local de trabalho e como mesa de refeições, uma estante que sirva para colocação de livros e divisão do espaço...


Em segundo lugar, deve privilegiar-se a arrumação. Uma organização criteriosa facilita o acesso aos nossos objectos e promove a optimização do espaço. Num espaço pequeno, deve ocultar-se ao máximo os elementos que não fazem parte da decoração mas que são necessários ao nosso dia-a-dia (por exemplo: electrodomésticos, livros, dossiers, álbuns de fotografias, CD’s e DVD’s) de forma a libertar o espaço e deixá-lo respirar ao máximo.


A escolha de cores para a mobília e para as paredes é outra das questões que mais dúvidas levanta. As cores têm realmente influência no espaço que nos rodeia, uma vez que nos dão uma ilusão de amplitude em espaços pequenos e tornam mais acolhedores espaços grandes e despersonalizados. As cores claras abrem os espaços e as cores mais escuras ou quentes criam espaços mais intimistas e hospitaleiros.


->Por definição, não há móveis que roubam espaço. A utilização que nós lhes damos é que pode ser mais ou menos rentável. Assim, não se deve encher um espaço pequeno com móveis que não têm utilidade.. Como já referi, deve privilegiar-se móveis versáteis que promovam a optimização do espaço, como um sofá cama, uma mesa multiusos ou uma estante. Existem, no entanto, outras soluções. Por exemplo, num quarto de criança pode substituir-se camas por beliches, noutros quartos pode utilizar-se sommiers(box) com gavetas ou um alçapão para arrumação da roupa de casa e de objectos que não se utilizem diariamente, deve também aproveitar-se vãos de escada para arrumação e, num espaço pequeno, é essencial que os armários tenham portas de correr em vez de portas de abrir, que obviamente ocupam mais espaço. Podemos também aplicar este princípio às janelas. Se seguirmos estas pequenas regras, aliás muito simples, conseguiremos optimizar ao máximo um espaço pequeno e sentirmo-nos à vontade em nossa casa.

Sem comentários:

Enviar um comentário