Além de embelezar a casa, dar aconchego e charme, as cortinas são responsáveis pela incidência de luz no ambiente. Portanto, já são três coisas que você precisa ficar de olho antes de escolher as suas. Veja as dicas para fazer a opção ideal:
1. A cortina certa é aquela que conduz a luz garantindo conforto e bem-estar. Por isso, perceba o quanto de luz bate na janela onde a cortina vai ficar e veja se o tecido será suficiente para bloquear o sol na medida. Hoje em dia, existem tecidos com proteção solar, para os lugares mais iluminados.
2. Antigamente, as cortinas eram mais fartas. Usava-se muita quantidade de tecido, xales, drapeados e panos como veludos, sedas e adamascados. Hoje em dia, as mais procuradas são as práticas e de boa luminosidade, com pouco pano. Os xales, quando existem, são menos volumosos.
3. Persianas são bonitas, fáceis de limpar e não acumular muita sujeira. Outra vantagem é que elas permitem que você direccione a indicência da luz solar do jeito que quiser.
4. Em ambientes quentes, use tecidos claros, com pouco volume ou persianas. Nesse caso as cortinas com proteção solar são ideais.
5. Em ambientes frios, prefira os tecidos mais encorpados, como o veludo. Opte, também, por cores mais quentes e peças mais volumosa, para aqueçer o local.
6. Em casas de praia ou de campo as cortinas de madeira, alumínio ou do tipo rolo são as mais indicadas, principalmente pela practicidade, pois costuma ser uma casa que passa um bom tempo fechada.
7. Sobre o estilo da cortina, não há muito o que ensinar. Depende muito da decoração da casa e do gosto dos moradores.
8. No quarto das crianças, persianas e rolos são práticas e combinam com a decoração habitual desse tipo de ambiente.
9. No quarto de casal, há menos restrições. Qualquer modelo pode ser usado, de acordo com com o estilo do morador.
10. Nas cozinhas, é importante que os tecidos sejam laváveis. Rolos ou persianas são as melhores opções. Dependendo da decoração da cozinha, é possível até usar as cortinas franzidas, porém, dão mais trabalho para lavar e recolocar.
11. A quantidade de tecidos existente no mercado é imensa. Com a teconlogia, hoje, muitos têm grande durabilidade, não desbotam e não emboloram em locais húmidos. Informe-se antes de escolher o seu
Arquitetura sob medida para receber e viver bem | Open house com David
Bastos
-
Fotos: MCA Estudio / Divulgação Em um dos bairros mais tradicionais e
desejados de São Paulo, Jardim Paulista, encontra-se a casa do Open House
de hoje. ...
Há 1 dia
As cortinas de renda estão fora de moda?
ResponderEliminarNa minha opinião, se gosta, e acha que se enquadra na sua decoração porque não? Embora já não sejam muito usadas, as cortinas de renda torna-se mais práticas e fáceis de lavar do que as de algodão ou tafetá. Espero ter ajudado, bjs
ResponderEliminar