terça-feira, 16 de junho de 2009

30 dicas para poupar espaço na sua casa

30 dicas para poupar espaço na sua casa A busca por espaço livre – quer viva numa casa pequena ou é simplesmente adepto do estilo minimalista – é uma missão contínua! Por isso mesmo, damos uma ajudinha com estas sugestões de como poupar espaço em casa.


->Vai reparar que as estantes dos seus livros têm sempre espaço extra – por de trás dos livros existentes, estendendo-se até à parede: aproveite-o para encaixar livros mais pequenos!



->Dentro dos armários da cozinha, a palavra de ordem é empilhar! Organize por tamanhos e empilhe panelas, tachos, pratos, saladeiras, bacias, malgas, tupperwares… não deixe nada escapar!



->Em vez de juntar sacos de plástico aos montes, aprenda a dobrá-los como um profissional e vejo o volume de dezenas de saquinhos a desaparecer em segundos!



->Na parede directamente acima da bancada da cozinha, afixe uma barra de aço inox com ganchos, ímanes ou outros suportes, perfeitos para pendurar utensílios diversos, chávenas, toalhas e especiarias. Ganhará muito mais espaço de trabalho!



->Na hora de guardar restos no frigorífico, opte sempre por tupperwares quadrados – ocupam muito menos espaço que os redondos!



->Em vez de utilizar uma gaveta para guardar as colheres de pau e meia dúzia de utensílios de cozinha (que ocupam muito espaço devido aos seus tamanhos e formatos irregulares) coloque tudo dentro de um grande recipiente redondo e coloque-o junto do fogão.



->Não deite fora os recipientes dos cotonetes, as caixas e latas de bombons e bolachas (entre outros dos quais se possa lembrar!), utilizando-os para guardar maquilhagem, bijutaria, acessórios de costura, pregos, botões e todos os outros pequenos objectos que andam espalhados e a ocupar demasiado espaço em mil e uma gavetas!



->Aproveite todo o espaço livre que existe debaixo das camas para guardar – de preferência dentro de caixas de plástico grandes ou sacos próprios para arrumação – a roupa de inverno, cobertores, colchas, edredões, tapetes…



->Tire o máximo partido do seu guarda-roupa, com recurso aos organizadores que, suspensos do varão, permitem empilhar camisolas; e aos cabides multifunções, excelentes para agrupar cintos, gravatas, lenços, écharpes e outras peças pequenas. Ponha ordem e ganhe espaço nas suas gavetas com módulos de arrumação com compartimentos.



->Se tem filhos que partilham um quarto, nada mais simples para fazer render o seu espaço do que optar por beliches ou então aquelas camas 2-em-1, sendo que a segunda é uma espécie de gaveta encaixada sob a cama de cima e só sai na hora de ir dormir!



->O quarto das crianças – com as suas dezenas de brinquedos, livros e peluches – pode ter espaço de sobra, com os muito práticos arrumadores de parede: a pequenada até se vai divertir com a arrumação!



->Escolher móveis com múltiplas funções são uma excelente forma de poupar espaço precioso: mesas afixadas à parede que podem ser “levantadas” quando não estão a ser utilizadas; sofás-cama; camas que escondem espaço para arrumação sob o colchão; mesas de centro, repousa pés ou poufs que abrem e que têm espaço para revistas ou mantas…as opções são mais que muitas!
Os corredores são uma excelente divisão para instalar armários estreitos que tanto podem servir de sapateira, como guarda-roupa ou, porque não, biblioteca?!



->Se já não cabe nem mais um par de sapatos no armário da entrada ou na sapateira? Livre-se de todas as caixas de sapatos que tem vindo a guardar religiosamente e veja o espaço livre a crescer a olhos vistos!



->Aproveite todos os nichos verticais para instalar prateleiras, estantes ou armários e faça-os chegar até ao tecto – todos os centímetros são bem-vindos! Não descure os cantos, já existem muitas soluções no mercado especialmente pensadas para esses recantos.



->Há sempre muito espaço livre sobre as portas e janelas – perfeito para instalar prateleiras e pequenos armários de parede para uma arrumação extra! E quem diz por cima, também diz por baixo! O espaço directamente abaixo das janelas também pode ser aproveitado de várias formas: basta deitar uma estante na horizontal, instalar um banco de janela (com arrumação no interior claro!) ou colocar lá um baú para um aproveitamento impecável!



->O truque de colocar uma estante na horizontal pode ainda ser aplicado às costas de um sofá, por exemplo.



->Pense e em todo o espaço livre que as paredes de uma casa de banho oferecem… requer apenas a instalação de uma prateleira multifuncional para guardar toalhas extra, pendurar os robes ou as toalhas em uso e provavelmente terá ainda espaço para acomodar um pequeno cesto em verga para todos os seus cremes e produtos de banho.



->Em alternativa instale um organizador plástico com ventosas na parede junto à banheira ou então uma prateleira no duche para ter tudo à mão e não espalhado pela casa de banho inteira.
Adquira um porta-rolos para papel higiénico, aproveitando a sua arrumação abundante e ganhe espaço no armário da casa de banho.



->Os cabides montados por de trás das portas (até já existem modelos que não requerm furos, é só encaixar sobre o topo da porta!) ou dentro de armários são óptimos para pendurar cintos, bolsas, gravatas, colares… e nos quartos das crianças são igualmente funcionais!



->Mande fazer prateleiras para acompanhar as escadas que vão do primeiro ao segundo piso da casa.



->Não se esqueça do espaço que existe debaixo das escadas: umas pequenas obras podem transformar esse local esquecido em vários metros extra de espaço utilizável!



->Depois olhe para cima – será que o sótão não poderia ser arranjado e aproveitado para uma enorme variedade de coisas? Pode dar algum trabalho, mas pense em todo o espaço que vai ganhar quase da noite para o dia!



->Limite o número de almofadas que tem a decorar os sofás, roubam espaço precisos a esses lugares sentados.



->Troque o seu PC velhinho por um portátil.



->Retire todos os seus CDs e DVDs das caixas e coloque-os em álbuns próprios que, em pouco espaço, armazenam centenas de CDs.



->Na garagem, afixe à parede alguns pedaços de madeira resistentes com pregos e/ou ganchos, onde vai poder pendurar um sem número de utensílios que andam dispersos. Aproveite ainda as paredes da garagem para pendurar as bicicletas, pranchas de surf, os skates e outros equipamentos desportivos. Se mesmo assim o espaço continua escasso, porque não montar uma estante na garagem?



->Livre-se de todos os objectos e vestuário que já não utiliza – doando ou vendendo o que estiver em boas condições. Esta é uma das maneiras mais fáceis de poupar espaço!



->Mantenha tudo no seu lugar certo para não “roubar” espaço às outras coisas!

Sem comentários:

Enviar um comentário