sexta-feira, 8 de maio de 2009

Tapetes e carpetes: como escolher?

Tapete Nudos
Tapete Bamboo Black








Existem alguns pontos básicos que devem ser considerados ao escolher um carpete:


1 – Fibra
2 – Cor
3 – Textura
4 - Qualidades.


Na atualidade, as fibras mais usadas são Nylon, Lã e polipropileno.


Cada fibra tem características próprias que as distinguem umas das outras, por exemplo: Para melhorar a limpeza e reduzir a acumulação de pó, o Nylon incorpora aditivos que repelem a sujidade, trata-se de um tratamento permanente já que se incorpora à matéria prima e confere à superfície dos filamentos (pêlos da carpete) propriedades anti-aderentes e anti-desprendimento de penugem e excelente retenção da textura do pêlo.


Existem no mercado várias texturas e estilos de carpetes, por exemplo as de cacho ou bouclê, são as mais utilizadas a nível comercial, as de pelo cortado, são as mais utilizadas a nível residencial, e as que misturam texturas de pêlo cortado e bouclê, criando uma sensação diferente, chamada cut & loop.
Um carpete tecido com fio de Nylon pode adquirir tingimentos diferenciados e lustres brilhantes e semi-fosco, um carpete tecido com lã tem características de suavidade e conforto e os de polipropileno são de fácil limpeza e os mais econômicos do mercado.
Outra propriedade dos carpetes é o isolamento acústico, já que por serem materiais porosos que seguram o ar, têm as características necessárias para controlar os ruídos diretos ou transmitidos pelo ar e os ruídos de impacto.


Se necessitamos um ambiente com muito mais isolamento do que nos pode oferecer o carpete em si, podemos incorporar-lhe um baixo carpete, o melhor para o controle acústico é a espuma de poliuretano.
Os carpetes são apreciados por seus valores estéticos e por suas propriedades de isolamento térmico e acústico, são extremamente seguros, evitam escorregões e deslizamentos que podem provocar quedas com efeitos mais ou menos sérios.

Sem comentários:

Enviar um comentário