segunda-feira, 25 de maio de 2009

Lavanderia (ou área de serviço)

Lavanderia (ou área de serviço) Pode parecer incrível, mas a área de serviço é um dos locais mais frequentados da casa e, ao mesmo tempo, um dos últimos em que nós pensamos em decorar, seja na fase de construção ou reforma do imóvel, e não importa se você dispõe de um espaço grande ou pequeno. A lavanderia precisa ser prática, com os objectos guardados e no lugar certo. Sim, é preciso planejamento para não deixar que essa área se transforme num simples depósito de materiais de limpeza e de roupas. A organização transmite, acima de tudo, a impressão de higiene, o que é fundamental neste local da casa.

>Analisar o espaço disponível.

O tamanho da família e as tarefas que serão realizadas ali são algumas observações que devem constar no projeto. Além disso, as cores fortes são bem-vindas no ambiente, ao contrário da opinião de muitos, que elegem apenas os móveis brancos ou clarinhos.

Estilo high tech

*A área de serviço pode ter também um estilo diferente ou seguir o padrão dos outros cômodos da casa. Tudo vai depender da criatividade. É importante ter móveis que ofereçam facilidade de limpeza e que sejam resistentes e funcionais. E, claro, com estilo, pois a lavanderia é uma extensão da casa e não podemos deixá-la de lado.

*Um dos itens mais importantes da lavanderia é o tanque, que deve ser de preferência embutido e em aço inox, material que tem maior resistência. Sendo o tanque embutido, é possível aproveitar a parte de baixo para instalar um armário onde podem ficar baldes e banheiras. Deve-se pensar também nos armários para guardar os eletrodomésticos e vassouras, a escada e a tábua de engomar, sim porque estas ferramentas de trabalho podem atravancar o local caso fiquem por aí jogadas.

*Já a máquina de lavar roupa e a secadora pedem nichos adequados. Portanto, quem pensa em projectar armários, deve prever os espaços com as medidas necessárias para instalar cada uma. E engana-se quem pensa que só pode adquirir esses produtos na cor branca. Hoje em dia, é possível comprar as máquinas com acabamento em aço inox, de côr preta e até vermelha, em modelos exclusivos. Existem ainda as versões com abertura frontal, que podem ficar embutidas sob uma bancada de trabalho,o que optimiza o espaço. Sem contar as versões 2 em 1, que lavam e secam. A tecnologia é de ponta, além de ser mais um recurso para quem quer ganhar espaço.

*Se possível, a área de serviço deve contar com local apropriado para engomar roupas. Alguns projectos oferecem uma tábua de engomar embutida no armário. Ela pode ser retrátil e ficar acomodada sob uma bancada. Um cabideiro também ajuda a organizar as peças engomadas, para que não voltem a enxovalhar. Gavetões profundos são uma boa sugestão para guardar as roupas antes de ser engomadas, em substituição aos tradicionais cestos.

*Por fim, o varal é imprescindível, seja ele de parede, teto ou chão.

Sem comentários:

Enviar um comentário