quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Dicas para um Natal mais ecológico

natal

Dicas para festas ecologicamente sustentáveis

O período do Natal tira o melhor de cada pessoa. Mas também é um dos maiores pesadelos ecológicos! Toneladas de lixo, milhões de árvores derrubadas e milhares de megawatts de luzes piscando...

Mas com pequenos cuidados é possível transformar cada tradição em uma celebração ao meio ambiente também! Veja algumas dicas...

Presentes verdes

Os embrulhos de natal se transformam em 1 milhão de toneladas extra por semana no mês de dezembro. Então, por que não reciclar as embalagens? Se cada um tentar utilizar embalagens reutilizáveis e aproveitar fitas e sacolas, o planeta agradece!

Além disso, porque não buscar presentes de natal inusitados e diferenciados, que não precisam ser embrulhados, como ingressos para um jogo de futebol ou show musical? Quem receber, vai gostar tanto ou mais do que o presente tradicional.

Árvores de Natal

Para muitas pessoas, o Natal não seria o mesmo sem uma árvore natural e cheirosa em sua casa. Hoje em dia essas árvores são plantadas em fazendas especialmente para isso, o que significa que nenhuma floresta é afectada.

A reciclagem de árvores naturais pode fazer uma grande diferença na redução do lixo resultante dos feriados. Em vez de serem abandonadas em terrenos vazios, as árvores podem ser transformadas em fragmentos de madeira a serem usados para cobertura de jardins e parques, e para prevenir a erosão nas margens de rios.

As árvores artificiais consomem uma quantidade significativa de energia e materiais derivados do petróleo para serem produzidas, mas devido a continuidade no uso podem representar uma grande economia de viagens anuais à fazenda para adquirir uma árvore natural.

Iluminação com baixo consumo de energia

A novidade na decoração de natal são as luzes feitas com diodos de emissão de luz, conhecidos como LEDs. Lançados em 2001, os LEDs incorporam a mesma tecnologia de chips de computador usada para iluminar calculadoras e relógios. As luzes, que utilizam material semi-condutor no lugar de filamentos incandescentes, são 90% mais eficientes do que as tradicionais luzes de natal.

De acordo com alguns estudos já realizados, se todos substituíssem sua iluminação de natal convencional por LEDs, pelo menos 2 bilhiões de kilowatt-hora de electricidade poderiam ser economizados em um mês. Essa economia seria suficiente para iluminar 200.000 casas por um ano!

(fonte: www.ukinbrazil.fco.gov.uk/pt/about-uk/culture-heritage/christmas/curiosity/green-christmas )

Sem comentários:

Enviar um comentário