sábado, 1 de agosto de 2009

Como pintar a sua casa

Como pintar a sua casa
-Para encurtar o seu ambiente: Aplique tons escuros nas paredes menores. Esta técnica é recomendada para espaços muito compridos/rectangulares.

-Para alongar o seu ambiente: Aplique cores mais escuras em duas paredes opostas. Esta técnica é ideal para espaços quadrados.

-Para disfarçar objectos: Pinte a parede com cores próximas á do objecto.

-Para valorizar objectos: Pinte a parede com cores contrastantes á do objecto.

-Para rebaixar o tecto: Deve aplicar cores mais claras nas paredes e uma cor mais escura no tecto.

-Para elevar o tecto: Deve aplicar cores mais escuras nas paredes e uma mais clara no tecto.

-Para alargar o corredor: Deve pintar as paredes menores e o tecto com tons mais escuros. As outras paredes devem ser pintadas com cores mais leves.

-Para alongar a parede: Deve aplicar duas cores numa mesma perde, com a divisa à meia altura. Pinte com cores mais escuras a parte inferior e utilize tons leves na parte superior.

-Para encurtar a parede: Deve aplicar duas cores numa mesma parede, com divisa à meia altura. Pinte com cores mais claras a parte inferior e utilize tons escuros na parte superior


->Dicas sobre Cores:

Branco - É a presença de todas as cores. Teoricamente, reflecte todos os raios luminosos que incidem sobre uma superfície branca. Traz claridade e leveza a um ambiente. Entretanto, um ambiente totalmente branco pode se tornar monótono e hóstil, levando à dispersão.

Preto - Como é conhecida a ausência de cor é o que menos reflecte luz. O ideal é que seja utilizado moderadamente como recurso, para realçar outras cores, em detalhes, do que em grandes áreas pois expressa agressividade.

Azul - Serenidade, paciência, amabilidade são favorecidas por esta cor, trânquilizando os ânimos, entretanto deve-se ter cuidado com esta cor nos tons mais escuros e com ambientes monocromáticos, que levam à introspecção - situação não recomendável para pessoas depressivas.

Verde - representa a esperança e a abundância. É a cor do equilíbrio, estimulando o silêncio e pode ajudar a amenizar o stress.

Vermelho - Está associado às emoções, despertando a sexualidade e, eventualmente, desperta a agressividade. Nos ambientes, deve ser usado nos detalhes, como flores, pois o excesso torna-se irritante. Uma simples contemplação de uma superfície vermelha pode acelerar o nosso pulso.
Violeta - Ligada à intuição e a espiritualidade, por isso indicado para locais de meditação. Os seus tons claros acalmam e aconchegam, contudo em tons fortes, pode agravar o estado depressivo.
Amarelo - Ligado à criatividade, alegre e divertido. Activa o raciocínio e a comunicação, sendo ideal para usar em escritórios, cantos de estudo e na sala de estar, pois deixa as pessoas mais relaxadas e extrovertidas.

Laranja - actua sobre o sistema digestivo, abrindo o apetite - ideal para a sala de refeições. É muito aconchegante, estimula o optimismo e a generosidade.


As cores frias, como azul, violeta e verde, ampliam o ambiente. São aconselháveis para aqueles que desejam passar uma sensação de espaço e dimensão. Cores quentes, como vermelho, amarelo e laranja, tornam o ambiente visualmente menor. Além disso, são estimulantes; sua utilização em quartos é desaconselhável, pois podem prejudicar o sono e o descanso. A utilização de muitas cores "alegres" juntas pode causar confusão visual. O contraste impactante, mas com número moderado de cores, é mais bem-vindo. Quanto mais escuras, mais "pesadas" são as cores. Por isso, existe a tendência de utilizar tons escuros próximos ao chão, com a finalidade de fundamentar o ambiente. A falta delas torna o cómodo visualmente opressivo, como num hospital.


Se estiver em dúvida, trabalhe com apenas uma cor, variando seus tons e matizes. Para quebrar a monotonia, detalhes contrastantes e mobília em cores diferentes são aconselháveis. O design da mobília fica favorecido se houver contraste entre sua cor e os tons da parede. Cores primárias, quando usadas em demasia, cansam a vista. Para áreas grandes, como paredes, prefira tons mais claros da mesma cor.


Cores complementares são importantes para dar harmonia ao ambiente.

Veja qual complementa qual : Azul / Laranja ; Roxo / Amarelo; Vermelho / Verde.

Sem comentários:

Enviar um comentário