quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Arrumar armários de crianças

arrumar armarios de criancas
Como escolher um brinquedo no meio da confusão do armário? Abarrotado e desorganizado, nem dá vontade de brincar. Mas com caixas, etiquetas e prateleiras extras, guardar os brinquedos fica fácil.


Chame seu filho para ajudar nessa tarefa. É o momento de separar os brinquedos que não são usados, aqueles que são de “criança pequena”. E a ensiná-las a abrir mão — às vezes literalmente — dos que não usam mais. Doar, seja para um primo mais novo, seja para uma instituição que cuida de crianças carentes. Libertar espaço para as novidades, para os presentes que estão a caminho. Hábito que deve vir do exemplo, da forma que você valoriza os brinquedos.


As caixas de plástico são ideais para acomodar massinhas e seus apetrechos ou para guardar telas e potes de tinta, pela praticidade na hora de lavar. As peças dos jogos de construção podem ficar nas embalagens transparentes.

O que fazer com as Pollys? As pequenas bonequinhas, com roupas e acessórios de silicone minúsculos, são um convite à bagunça. Uma solução é comprar várias caixinhas e colocá-las dentro de uma caixa maior para separar as peças. Os cenários e acessórios maiores ficam em uma outra caixa da mesma cor para facilitar a identificação.


Se os brinquedos são um estorvo, nada como jogá-los dentro do armário e fechar rapidamente a porta, para se livrar deles. Fica muito mais fácil de arrumar, quando o armário está organizado, com caixas para os brinquedos menores, etiquetas de identificação, enfim, com um lugar para cada coisa. Ter um espaço reservado para os brinquedos também é necessário. Se não puder ser um armário inteiro, que seja uma estante, algumas prateleiras.


Uma cesta de vime serve de suporte para as pequenas latas e caixas recheadas de lápis, giz de cera e canetinhas. Prático para colocar sobre a mesa na hora de brincar e fácil de manter em ordem. A malinha de madeira, cheia de divisórias para pincéis e tintas guache, também é prática: vai do armário para a mesa.


Fantoches, jogos de construção e quebra-cabeças podem ficar em caixas separadas, coloridas para ajudar as crianças, mesmo as que ainda não lêem, a identificá-las. Outra dica é colar ilustrações das caixas originais nas laterais das novas caixas. Para manter os quebra-cabeças em ordem, faça na parte de trás de cada pecinha uma marca com caneta hidrocor — pode ser um círculo ou um quadradinho.Vai ser prático separar as peças quando estiverem misturadas. Mais uma dica valiosa: crie uma caixa de “Perdidos e Achados”. Qualquer peça solta que for encontrada na casa deve ir para lá. Assim, quando vocês estiverem jogando e sentirem falta de uma das peças, já sabem onde procurar.

Sem comentários:

Enviar um comentário